O vereador Isac Silveira (União Brasil), líder da prefeita Emília Corrêa na Câmara Municipal de Aracaju, promoveu uma Sessão Especial em comemoração à Semana da Enfermagem, reunindo profissionais da saúde, autoridades e representantes de entidades de classe, além de representantes sindicais e estudantis.
A sessão foi um momento de homenagem, mas também de reflexão crítica sobre os desafios enfrentados pela enfermagem. O vereador Isac destacou a relevância desses profissionais com palavras de reconhecimento e cobrança por justiça:
“Queremos parabenizar todos os enfermeiros e enfermeiras pelo Dia Mundial desses profissionais que são tão importantes pela manutenção da vida, pelo surgimento da vida. Não há saúde nem em Aracaju, nem em Sergipe, muito menos no Brasil e muito pouco no mundo sem a presença dos enfermeiros e enfermeiras. A vocês é nossa gratidão.
Hoje foi um dia muito especial aqui na Câmara. Louvamos e agradecemos a Deus por essa justa homenagem, mas também analisamos as dificuldades, especialmente no setor privado, onde muitos ainda não recebem o piso previsto por lei. Técnicos e auxiliares têm recebido apenas metade do valor.
Bater palmas, parabenizar, não enche a barriga, não valoriza. Reconhecer é importante, mas remuneração digna e jornada de trabalho de 30 horas também têm que ser uma realidade já.”
A Sessão teve a participação de autoridades locais como os vereadores Elber Batalha e Iran Barbosa, e o secretário municipal de Esportes, Aquiles, que marcaram presença demonstrando apoio à categoria.
Importantes lideranças nacionais também enviaram vídeos parabenizando a iniciativa, como:
Shirley Morales, vice-presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros, presidenta do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe e conselheira do Conselho Nacional de Saúde (CNS);
Senador Fabiano Contarato, defensor das pautas da enfermagem no Congresso Nacional;
Manoel Neri, presidente do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN).
Durante a sessão, profissionais da área também deram seus depoimentos, reforçando as reivindicações históricas da categoria:
Gabriela Pereira, vice-presidenta do SEESE, lembrou:
“Hoje é um momento também de reflexão, de respeito crítico da categoria para as lutas que a gente vem enfrentando no dia a dia — desde a questão do piso salarial, ao descanso digno. Temos uma luta pela regularização e implantação das 30 horas semanais para todos os profissionais.”
Neilma Corrêa, técnica de enfermagem, foi direta:
“Precisamos ser reconhecidos financeiramente, porque estamos aqui não só para receber palminhas. Estamos aqui para conseguir pagar nossas contas.”
Manuela Brandão, também técnica de enfermagem, expressou gratidão:
“Tive a honra de participar desse evento grandioso que o vereador Isac realiza todos os anos. Recebi a honraria e estou muito feliz. A categoria da enfermagem reconhece o seu esforço em defender nossos direitos.”
Zenailde Cavalcante, enfermeira com mais de 30 anos de profissão, também foi homenageada:
“É uma honra estar recebendo essa comenda. Iniciei na enfermagem há 30 anos e, para mim, receber essa honraria no Dia da Enfermagem é um momento de orgulho e gratidão. Só tenho que agradecer ao vereador Isac, não só por essa comenda, mas por tudo que ele tem feito pela enfermagem.”
Por fim, Maria Elisa, estudante de enfermagem, compartilhou o sentimento das futuras gerações:
“Nós, como estudantes, ficamos extremamente felizes e privilegiados. É uma inspiração ver tantos profissionais aqui e, principalmente, ver essa luta sendo reconhecida.”
A sessão foi mais um passo do mandato de Isac Silveira na defesa dos direitos dos servidores públicos, com especial atenção aos profissionais da saúde, reforçando o compromisso com uma Aracaju mais humana, justa e cuidadora.