É de conhecimento de todos que o bombeiro civil exerce um cargo de interesse público. Sua atuação pode ser emergencial ou preventiva. A presença do bombeiro civil em várias situações é benéfica e ajuda a manter a segurança nos locais.
Mas, na manhã desta terça-feira, 4, os Bombeiros Civis Batista e Cícero apresentaram, para o vereador Isac Silveira (PDT), um projeto para que a classe possa executar nas comunidades carentes e escolas ensinamentos em relação à educação e a construção do conhecimento sobre como realizar a prática dos primeiros socorros.
Para o vereador Isac, “o nosso entendimento é de que todas as famílias devem saber como desobstruir uma via respiratória, por exemplo. É um conhecimento que, a priori, parece simplório, mas que a grande maioria das famílias não têm e uma atitude correta pode salvar vidas”.
Em um momento de emergência, seja um acidente de qualquer natureza ou um mal súbito, contar com pessoas que entendam sobre primeiros socorros pode ser decisivo, principalmente quando há risco de morte. Por isso, o objetivo é de difundir o conhecimento para que a maioria das pessoas tenha o entendimento, haja vista que, em muitos casos de acidente em casa, por exemplo, envolve principalmente crianças e idosos.
Para Isac, esse projeto é de suma importância. “Se o cidadão tiver conhecimento, cuidado e informações corretas para aplicar durante uma emergência, o manuseio a vítima pode salvar vida”. O parlamentar ainda ressalta que “há uma lei, chamada Lei Lucas, que estabelece obrigações para os estados e munícipios em relação à divulgação para as famílias sobre os cuidados dos primeiros socorros”. A lei surgiu após o falecimento de uma criança de 10 anos de idade durante um passeio escolar que poderia ter sido evitada caso os responsáveis tivessem o preparo e conhecimento ideais sobre os primeiros socorros.