Notícias

Câmara aprova em 3ª discussão projeto do Ver. Isac que cria Programa Municipal de Prevenção ao AVC

A Câmara de Vereadores de Aracaju aprovou nesta quinta-feira, 07, em terceira discussão o projeto de lei [PL-254/2019] de autoria do vereador Isac Silveira (PDT) que prevê a criação do Programa Municipal de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) no município. 
O objetivo do programa será o de promover ações educativas sobre AVC, realizar campanhas de prevenção sobre os diferentes tipos da doença e promover orientação técnica para pessoas suscetíveis de risco. “É com esse intuito que apresentamos o projeto que visa conscientizar a população sobre os riscos desta doença e como se informar dos meios para combatê-la. Trata-se de matéria relevante e de grande interesse público”, frisou o parlamentar.
 
Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a principal causa de morte no mundo são as Doenças Cardiovasculares. Já o Instituto Nacional de Cardiologia, afirma que, no Brasil, a principal causa de morte são as doenças cardiovasculares.
Segundo a Associação Brasileira de Neurologia, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a segunda causa de morte e a primeira de incapacidade no Brasil, citando ainda que 90% dos AVCs estão ligados a fatores que podem ser modificados.
 
“Aproveito e agradeço o apoio dos nobres vereadores durante tramitação para que pudéssemos aprovar este projeto”, salientou.
 
Conforme a Agência Brasil, através de dados apresentados por meio do Ministério da Saúde, apenas em 2015, 100.520 pessoas morreram em decorrência da doença. Do total, 4.592 mortes foram de pessoas com menos de 45 anos, de acordo com os últimos dados catalogados pelo Ministério da Saúde, que registrou no mesmo ano, 212.047 internações relacionadas ao AVC, que pode ser provocado por obstrução de artéria ou mesmo rompimento de vasos sanguíneos.
 
Propositura aguarda votação em redação final para em seguida ir a sanção municipal
 
Por Ulisses Freitas

Artigos relacionados