Notícias

Unanimidade: PL do Vereador Isac que busca regulamentar a criação e exposições de aves da raça-mura é aprovado

O projeto de Lei (PL) de número 410/2019, que dispõe sobre a criação, o manejo e a realização de exposições de aves da raça-mura – galo de combate -, no município de Aracaju, de autoria do vereador Isac Silveira (PCdoB), foi votado por unanimidade pelos vereadores de Aracaju.  

O PL autoriza a criação e a realização de eventos na capital, nos termos adotados na Portaria nº 1.998 de 21 de novembro de 2018, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o qual reconhece o "Manual de Criação e Manejo - Mura - Galo de Combate", descrevendo procedimentos adequados para a criação e manejo destas aves, tendo em conta especificidades inerentes da raça com vistas a atender os princípios que norteiam o bem-estar animal.

Enquanto discutia o PL, Isac abordou uma desenfreada busca dos órgãos públicos para apreender e matar aves em todo o país. “Primeiro é preciso dizer que esses animais, eles fazem parte da fauna brasileira. O MAPA que é o Ministério da Agricultura entende que esse animal não é uma raça que foi formulada em laboratório. O Galo-Mura Brasileiro é originário de nossa terra. Inclusive, são esses galos que fazem o reforço genético das galinhas de granja, das galinhas de capoeira”, explica Isac que também fala sobre a criação dos animais. “Os criadores ao longo dos anos se afeiçoaram pelos animais. É querem ter o direito de, ao menos, criar seus galos. E porque eu digo isso? Por que todos os galos apreendidos em criatórios que não eram rinhas, foram mortos e entregues ou a leões no parque da cidade, ou para os falcões no parque dos falcões”, explica o parlamentar.

“Nós somos formados a partir das ideias. Quem já não ouviu uma expressão pejorativa em relação de um criador de um animal que não habita o ‘status quo’. Quando alguém famoso expõem seu grande cavalo, um animal que vale milhões, todo mundo acha extraordinário. Mas quando passa um homem simples, com um galo nos braços, dizem: já vai alí um, fora da lei. Porque o imaginário do povo trata as coisas dos pobres de forma preconceituosa”, lamenta Isac.

O presidente interino da Associação dos Criadores e Preservadores de Aves da Raça Mura do Estado de Sergipe, Luiz Alberto Santos, fala sobre a luta do vereador Isac. “Sem a presença de um político a força da Associação não tem empoderamento. O vereador Isac funciona como o nosso grande escudeiro. É aquela pessoa que está à frente e abre as portas para levarmos as nossas demandas. Para associação ele é indispensável e de importância fundamental”, disse Alberto.

Por unanimidade os vereadores aprovaram o Projeto de Lei em primeira Discussão e muitos pediram aparte e parabenizaram o vereador Isac. Agora o projeto precisa ainda ser votado em segunda e terceira votação, além da redação final.

Artigos relacionados