Notícias

Vereador Isac questiona a falta de políticas públicas para idosos em Sergipe

Mais uma vez, durante pronunciamento na Câmara de Vereadores, o parlamentar Isac Silveira (PCdoB) falou sobre a terceira idade. Durante o discurso questionou a falta de políticas públicas para os idosos no estado de Sergipe.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o envelhecimento populacional é uma conquista e um triunfo da humanidade no século XX, ocasionado pelo sucesso das políticas de saúde públicas e sociais. Mas na tribuna o vereador falou da falta dessas políticas públicas em nosso estado. “Se nos perguntarmos quais as políticas do governo do estado, de Belivaldo Chagas, em relação às pessoas idosas? Se você me perguntar, eu não sei. Qual a ação do município de Aracaju em relação às pessoas idosas? Eu não conheço”, disse Isac. 

O vereador também citou que o número  de idosos deverá superar a população menor de 14 anos em 2050, de acordo com as projeções da Organização das Nações Unidas (ONU). Essa inversão da pirâmide populacional demonstra o novo papel do idoso em nossa sociedade, como também a necessidade da promoção do desenvolvimento de sua independência e autonomia na vida social.

Isac também relacionou a problemática com a Reforma da previdência. Segundo ele, o governo federal defende os números para a reforma, mas os mesmos números não valem para a criação e preocupação das políticas públicas. “Quando se debate Reforma da Previdência, o grande argumento é a pirâmide etária, que tem um crescimento substancial do envelhecimento da população e por isso é importante fazer uma reforma. Mas não serve para aplicar políticas públicas que venham melhorar, amenizar as dificuldades do avanço da idade”, declarou o vereador.

Artigos relacionados