Notícias

PL de autoria do vereador Isac para evitar amputações em diabéticos foi aprovado na CMA

Os vereadores da capital aprovaram durante sessão na Câmara Municipal de Aracaju, o Projeto de Lei nº299/2019 que visa a criação e a implantação de políticas de prevenção e combate às amputações em pacientes diabéticos em Aracaju. Agora para virar lei, o PL precisa ser aprovado pela Prefeitura de Aracaju.

O vereador Isac (PCdoB), autor do PL , sempre tratou deste tema no parlamento e informou aos colegas parlamentares que Aracaju é uma das capitais do país que mais realiza amputações em pessoas com diabetes. “A ideia deste projeto é conversar com as secretarias de saúde, do estado e do município, para que pensemos políticas que possam evitar que jovens percam pés, mãos, dedos, porque não obtiveram o tratamento correto do diabetes”, explicou Isac.

Essa situação, de muitas amputações, também deve ser analisada pela Casa Legislativa, segundo o parlamentar. “Depois desta lei, que eu espero que seja sancionada, nós vamos procurar as instituições, como o Hospital de Cirurgia, o Hospital de Urgências, e todos os outros para tentarmos melhorar e diminuir as amputações de órgãos dos aracajuanos”, afirmou o vereador.

O vereador Vinicius Porto (DEM), líder do governo na Câmara, parabenizou Isac pelo projeto. “Parabéns Isac pelo trabalho que vem realizando aqui em Aracaju, apresentando proposituras que vem de acordo com o que a população pensa. Um vereador coerente, combativo, que  só pensa em melhorar a qualidade de vida da população. Conte com o meu apoio para que este projeto vire Lei”.

O vereador Elber Batalha (PSB) também falou sobre o projeto. “É um projeto simples, mas de uma grandiosidade extrema. Ele visa uma coisa que o brasileiro não faz: a conscientização  preventiva das situações. Espero que o PL não seja vetado. Parabenizo Isac e todos os colegas que aprovaram”.

Artigos relacionados